Translate

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Como quebrar a senha de administrador do Windows usando o Hiren's Boot


Primeiramente faça download do Hiren’s Boot, e grave-o em um CD.
Após isso, reinicie seu computador, entre no setup, mude a ordem de boot para o CD.
Aparecerá a seguinte tela:

Basta selecionar a opção "Mini Windows XP"

Após isso abra o HBCD menu, localizado na área de trabalho

Feito isso navegue entre os menus: Programs > Passwords / Keys > Windows Login > NTPWEdit (Reset Xp/Vista/7 User Passowrd)

Feito isso, navegue até a pasta onde está instalado o Windows (normalmente C://system32), e selecione.Depois basta selecionar o usuário, clicar em "change password", colocar a nova senha desejada e ir em "apply".
Após isso basta reiniciar o pc, não esquecendo de retirar o CD. Na próxima inicialização, a nova senha já estará ativa.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Tipos de computadores

Existem muitos termos usados para descrever computadores. A maioria dessas palavras indica o tamanho, o uso esperado ou a capacidade do computador. Embora o termo computador possa ser aplicado virtualmente a qualquer equipamento que tenha um microprocessador, a maioria das pessoas pensa no computador como um dispositivo que recebe do usuário informações através de um mouse ou de um teclado, as processa e as exibe na tela de um monitor.
Mas vários são os tipos de computador e cada tipo pode ser subdividido em novos tipos. Você conhece os diferentes tipos de computadores?

1. PC
O computador pessoal (PC) define um computador projetado para uso geral de uma única pessoa. Embora um Mac seja um PC, a maioria das pessoas relaciona o termo com sistemas que rodam o sistema operacional Windows. Os PCs ficaram conhecidos primeiro como microcomputadores, porque eles eram um computador completo, mas construído em uma escala muito menor que os grandes sistemas em uso na maioria das empresas. 

2. Desktop
Um PC que não é desenhado para portabilidade é um computador desktop. A expectativa com os sistemas desktop é de que você vai colocá-lo em um local permanente, como a sua estação de trabalho no escritório ou em seu home office. A maioria dos desktops oferece mais poder, mais capacidade de armazenamento e maior versatilidade por menos custo que seus irmãos portáteis.

3. Laptop
Também chamados notebooks, os laptops são computadores portáteis que integram, em um único pacote operado à bateria e levemente maior que um livro de capa dura, monitor, teclado e mouse (ou trackball), processador, memória e disco rígido. A grande vantagem do laptop é que eles dão mobilidade ao usuário sem perda de performance. Uma variação recente dos laptops são os netbooks e os PCs ultramóveis (UMPCs).

4. PDA
Os Personal Digital Assistants (PDAs) são computadores firmemente integrados que, com frequência, usam memória flash em vez de disco rígido para armazenamento. Esses computadores geralmente não têm teclado, mas se baseiam na tecnologia de tela sensível ao toque para a entrada de dados pelo usuário. Os PDAs são geralmente menores que um livro de bolso, muito leves e com bateria de duração e vida útil razoável. Uma versão levemente maior e mais pesada do PDA é o computador de mão, ou handheld.

5. Workstation
O quinto tipo de computador é a workstation, ou estação de trabalho. Uma workstation é simplesmente um desktop com um processador mais poderoso, memória adicional e capacidade melhorada para desempenhar um grupo especial de tarefas, como renderização de gráficos 3D ou desenvolvimento de jogos.

6. Servidor
Um servidor é um computador que foi otimizado para prover serviços para outros computadores de uma rede. Dependendo da rede, os servidores podem ter processadores poderosos, muita memória e discos rígidos grandes. Mas há servidores que são computadores comuns, usados ou para redes pequenas, ou para armazenar dados remotamente ou para uso dedicado de web sites.

7. Mainframe
Nos primeiros dias da computação, os mainframes foram computadores enormes que podiam encher uma sala inteira ou mesmo um andar todo. Como o tamanho dos computadores diminuiu e a capacidade de processamento aumentou, o termo mainframe caiu em desuso, em favor do servidor corporativo (enterprise server). Você ainda ouve o termo ser usado, especialmente em grandes empresas e em bancos, para descrever as enormes máquinas que processam milhões de transações todos os dias.

8. Minicomputador
Outro termo raramente usado, os minicomputadores ficam entre os microcomputadores (PCs) e os mainframes (enterprise servers). Os minicomputadores são chamados hoje de servidores midrange, ou servidores intermediários.

9. Supercomputador
Este tipo de computador geralmente custa centenas de milhares ou até milhões de dólares. Embora alguns supercomputadores sejam um sistema de computador único, a maioria abrange múltiplos computadores de alta performance trabalhando em paralelo como um sistema único. Os supercomputadores mais conhecidos são feitos pela Cray Supercomputers.

10. Computador vestível
A última tendência em computação são os computadores vestíveis. Essencialmente, aplicações comuns para computadores (e-mail, banco de dados, multimídia, calendário/agenda) são integrados em relógios de pulso, telefones celulares, visores e até roupas. 

As novidades na área computacional

            O computador há muito tempo vem ganhando espaço no mercado de consumo e hoje já substitui os demais aparelhos de comunicações, ele está cada vez mais acessível e com meios avançados. Recentemente a Intel apresentou as características de sua nova linha de aparelhos e como sempre, ela traz aos clientes novidades de última mão.
            A primeira novidade foi a aplicação de novas tecnologias aos processadores, que diminuiu drasticamente seu tamanho em relação às linhas anteriores, os novos processadores agora vem com a GPU integrada, tornando-os muito mais poderosos, a nova família de processadores também conta com uma nova geração de chipsets que possuem capacidade para até quatorze portas de USB, seis portas SATA III. No entanto para que a instalação destes seja realizada, faz-se necessário o uso de uma placa-mãe com suporte para os artifícios utilizados, o LGA 1150.
            Para atender as necessidades de sua nova linha criaram-se também três novos modelos de placa-mãe, pertencentes à linha ROG, todas elas são de alto desempenho e já vem equipada para os processadores Haswell tendo como principal modelo a placa ASUS Maximus VI Extreme que suporta cloks acima de sete GHz e frequências RAM de quatro GHz.
            Com tantas novidades e avanços na área computacional, fica quase impossível não aderir às novas propostas do mercado, que a cada dia vem atraindo mais e mais pessoas para este incrível mundo. Evidentemente, dentro de poucos anos a tecnologia estará em um patamar tão elevado que as pessoas não precisarão mais pensar e sim programar.


Hiren's Boot

Trata-se de uma série de ferramentas (em disco) que serve a qualquer técnico de computadores. Ele permite reparar e resgatar qualquer sistema e recuperar setores defeituosos do Windows, além de reparar HDs. Realmente é uma ferramenta muito útil:
Algumas das ferramentas contidas no software:
·         Mini Windows XP
·         Mudança de chaves em Windows
·         Reprodutores multimídia
·         Gestores de arquivos
·         Ferramentas para HD's
·         Utilidades para redes
·         Software gerir as divisões de discos duros
·         Utilidades diagnosticar memórias RAM
·         Ferramentas do BIOS
·         Software de recuperação de dados
·         Antivirus e antispyware
·         Diagnósticos do sistema
·         Utilitários de boot

·         E muitos mais.
Download Hiren's Boot CD 15.2: http://www.hirensbootcd.org/files/Hirens.BootCD.15.2.zip
Programas essenciais

Antivírus

Essencial em qualquer máquina, mesmo aquelas que não são usadas em rede ou que tenham acesso a internet. Vírus se espalham até por pen drives. Então tenha sempre um antivírus à mão!
Avast free antivirus download:http://www.avast.com/pt-br/download-thank-you.php?product=FA-AVAST&locale=pt-br

Descompactador de arquivos
Sempre haverá arquivos baixados que estão compactados. E sempre haverá a necessidade de compactar arquivos para enviar para seus amigos.
WinRAR Download:  http://www.win-rar.com/download.html?&L=0

Suíte Office
Para usar arquivos de texto, planilhas e muito mais.
Microsoft Office Starter 2010:  http://www.baixaki.com.br/download/microsoft-office-starter-2010.htm

Programas de torrent
Com eles podemos baixar arquivos com muita mais praticidade podendo pausar no meio do download 
µTorrent: http://www.utorrent.com/intl/pt/downloads/win 

Leitor de PDF
Diversos arquivos estão disponíveis nesse formato. Você vai precisar de um.
Adobe Reader: http://adobe-reader.joydownload.com/&c=58?gclid=CMOH7sqM9rkCFUed4Aodt2MAaw

Navegador web
Sempre é bom ter em seu computdor um navegador que não seja o lento Internet Explorer

Mozila Firefox download:http://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/#download-fx


Gravador de discos
Essencial em seu computador, o Ashampoo é um bom gravador de discos.
Versão gratuita para download: https://www.ashampoo.com/en/usd/dld/0710/Ashampoo-Burning-Studio-6/

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O que significa Download e Upload?

O que é Upload:
Upload é um termo da língua inglesa com significado referente à ação de enviar dados de um computador local para um computador ou servidor remoto, geralmente através da internet.
Quando um usuário envia um vídeo para o YouTube, está fazendo o upload do vídeo, ou seja, transferindo o vídeo do próprio computador para o servidor do YouTube. De igual forma, ao querer ter uma imagem de sua própria autoria exposta numa galeria de fotografia online, como o site olhares.uol.com.br, o usuário deverá fazer o upload da imagem, ou seja, enviar a imagem do seu computador para o referido site.
Upload x Download
Download é a ação contrária ao upload. Fazer um download significa fazer a transferência de algum arquivo, como imagem, vídeo ou documento, armazenado em um servidor remoto para o computador local. É o mesmo que baixar um programa disponível na internet para ser executado no computador do usuário.
O que é Download:
Download significa transferir (baixar) um ou mais arquivos de um servidor remoto para um computador local. É um procedimento muito comum e necessário quando o objetivo é obter dados disponibilizados na internet. Os arquivos para download podem ser textos, imagens, vídeos, programas, etc.
Há uma enorme variedade de sites que disponibilizam arquivos para download, podendo ser gratuitos ou não. Há determinados tipos de arquivos facilmente acessíveis na internet, como músicas, filmes  ou livros, que, por questões de direitos autorais ou registro de propriedade, é proibido fazer download. Em alguns países, como a França, há um controle apertado, com legislação muito restritiva, sobre o download ilegal.

Termos específicos em informática

Muitas vezes, sempre nos encontramos em dúvida sobre alguns termos no mundo da informática. Veja aqui alguns desses termos e seus respectivos significados

ROM: Memória usada para fazer leitura de dados. Ela é utilizada para armazenar firmwares.  As sua informações são gravadas uma única vez pelo fabricante  e após isso elas não podem ser alteradas, somente lidas.

BIOS (Basic Input Output System): É um sistema básico de entrada e saída. É um mecanismo que faz uma varredura no computador no momento que você o liga para detectar todos os componentes de hardware da máquina. É nele que ajustamos o relógio, identificamos se o boot será feito pelo HD, CD ou pendrive... resumindo: é na BIOS que você ajusta algumas configurações.

POST (Power On Self Test): É um auto teste de inicialização que verifica se os principais componentes de hardware ( a memoria RAM, o HD e Processador) estão OK. Se estiverem, através do “bip”, ele comunica ao sistema operacional que já pode ser iniciado. Se não, através do “bip”, ele nos comunica que um deles está com problema.

SETUP: É um programa de configuração dentro da BIOS que serve para alterar os parâmetros armazenados na CMOS.

CMOS: É a memoria de Configuração do computador. Quando mudamos a data e a hora, por exemplo, é lá que fica salvo estas alterações. Para guardar estes dados, é usada uma bateria. Quando o relógio atrasa e você arruma ele, mas o problema ainda persiste, é sinal que a bateria está descarregada. E para solucionar este problema, basta trocar a bateria.

HD: É um disco onde fica armazenado os dados quando você salva. Tudo fica nele: fotos, arquivos, musicas, documentos, programas... É a memoria secundaria do computador.

Memória RAM: É a memória primária do computador. Tudo o que você faz, durante o momento em que está realizando um determinado trabalho, fica registrado nela. Porém, quando você desliga o computador ou dá um pico de energia, se você não tiver salvo seus trabalho, você perde tudo, porque é uma memória volátil. Quando você salva, fica salvo no HD; este, por sua vez, é não-volátil.

Placa-de-Vídeo: é um componente do computador que envia sinais para o monitor. As aceleradoras servem para “dar vida” aos jogos 3D e outras imagens 3D. Já as que vêm nos computadores de baixo custo, para estes tipos de jogos, a imagem fica um pouco ruim, pois usa outros periféricos para acessá-la e este método deixa o sistema mais lento.

Processador: ou CPU é o cérebro do computador. É através dele que todas as atividades são realizadas.



Fonte: É a fonte de alimentação do computador. É Através dela, que é possível ligar o computador; quando ela está com problema, ele não liga.

Máquina Virtual

A máquina virtual é um programa que permite instalar um sistema operacional rodando dentro de outro.Ela facilita o aperfeiçoamento e testes de novos sistemas operacionais, possibilita a comparação de vários sistemas operacionais utilizando o mesmo equipamento, executa diferentes sistemas operacionais sobre o mesmo hardware, simultaneamente, dentre outras vantagens. Atualmente, ela deixou de ser um recurso inacessível e conta com ótimas soluções voltadas para o usuário. Dentre as que mais se destacam, está o  VirtualBox, da Oracle. Nesse post, veremos como instalar e utilizar esse útilíssimo software

1º passo (download e instalação)


Vá ao seu navegador de internet, e abra o site https://www.google.com . Digite na caixa de pesquisa: “Oracle VM Virtual Box”, e clique no segundo link, como mostrado na imagem abaixo:

Irá aparecer a seguinte página. Escolha a opção de programa de acordo com o sistema operacional de seu computador.



Execute o programa baixando dando um clique duplo sobre ele. Irá aparecer a tela de instalação. Basta clicar em “Next”


Agora, irá aparecer uma tela falando que o programa irá reiniciar sua conexão com a internet. Clique em “Yes”

Por último clique em “install”, depois em “finish”.

2º Passo: Instalando uma máquina virtual.


Na tela inicial do programa, clique em “Nova”


Nessa tela, escolha seu sistema operacional, a versão desejada, coloque um nome para a máquina virtual  e clique em “Próximo(N)”.
Na próxima janela, escolha o tanto de memória que irá usar para a máquina virtual. O programa já exibe o tanto de memória que é recomendado para a instalação.
Na seguinte tela, basta escolher o tanto de memória de disco rígido que será usado na máquina. Clique em “criar um disco rígido virtual agora”, e em “VDI”. Depois clique em “próximo”, selecione “tamanho fixo” caso queira definir o tamanho do hd, ou "dinamicamente alocado", caso queira que o disco tenha a mesma capacidade do disco da máquina hospedeira, e clique em “Próximo” novamente.
Escolha o tamanho do disco. O programa já recomenda determinado tamanho de disco, mas você poderá mudar de acordo com sua preferência. Seguido, clique em “criar” e aguarde o tempo pedido para a criação

Pronto, agora você já tem sua máquina virtual. Agora, basta instalar o sistema operacional, como veremos a seguir:

3º Passo: Instalando o sistema operacional.

Tomando como exemplo o Microsoft Windows 7:
Selecione o disco e/ou a .iso do sistema operacional



Agora, basta aguardar a instalação e pronto! Você já poderá desfrutar das funções de sua nova máquina virtual.


terça-feira, 1 de outubro de 2013


MICROINFORMÁTICA

História dos Computadores


•A primeira calculadora da história foi o Ábaco. Com ele era possível fazer cálculos simples como somar, subtrair, multiplicar e dividir.

•A seguir, depois de muitos e muitos anos, foi criada a Máquina de Pascal, uma máquina mecânica que fazia os mesmos cálculos que o ábaco, a única diferença é que ele era manual, e a máquina de Pascal era mecânica, ou seja, funcionava através de engrenagens que, à medida que eram giradas, aparecia o número, a operação e o resultado.
•Charles Babbage, em 1822, criou uma máquina capaz de realizar, além dos cálculos simples, calculava trigonometria e logaritmos de forma simples. Mas o projeto dessa máquina era tão avançada, que só foi implementada muitos anos depois.
•George Boole foi o criador do Sistema Binário em 1847. Este sistema é a linguagem pelos computadores. Para ele, 00 significa desligado; 01, baixa; 10, moderada e 11, alta.


Gerações de computadores



1.Primeira Geração de Computadores (1946-1959) O primeiro computador eletrônico foi o ENIAC. Ele era do tamanho de uma casa de dois andares, funcionava a base de vávulas, só fazia cálculos simples, não transmitia imagens e, devido a essas vávulas, seu custo era muito alto e essas vávulas vivam queimando. Cada computador possuía 5.000 válvulas.


2.Segunda Geração de Computadores (1959-1964) Estes, por sua vez, já usavam transístores no lugar de vávulas. Eram bem menores em relação a primeira (eram do tamanho de um armário), e em vista do primeiro, eram mais baratos.


3.Terceira Geração de Computadores (1964- 1970) Seu tamanho foi reduzido (podendo ser comparado com o tamanho de uma mala), já havia circuito impresso, eram mais baratos, mas, ainda assim, não tinha tela para exibir imagens.


4.Quarta Geração de Computadores (1970- Atualmente) Também chamados de Desktops, possuiam esse nome devido o local onde eram colocados-em mesas. O de 1970 não possuia monitor, só serviam para calcular, também, usavam LEDs no lugar da tela e foi o mais barato dos três. Anos depois, foram criados monitores para exibir imagens, e com o passar dos anos, foram evoluindo, tendo o tamanho reduzido, até chegarem aos smatphones, tablets, IPads e IPhones.





MSCONFIG, REGEDIT E GPEDIT.MSC



MSCONFIG

O msconfig é uma ferramenta do Windows para alterar a forma como o sistema carrega e os programas e processos que iniciam junto com o sistema operacional.


REGEDIT



O regedit é um "editor de registro" do Windows, uma espécie de banco de dados, onde são armazenadas as informações sobre todos os programas instalados, estrutura de diretórios, informações do usuário, de drivers e outros componentes


GPEDIT.MSC

O gpedit.msc é um recurso disponível a usuários com privilégios de administrador e serve para bloquear ou alterar uma série de recursos do Windows (não está disponível para a versão Home do Windows XP). Sua utilização é indicada em computadores com mais de um usuário, onde é necessário efetuar certas restrições para garantir o funcionamento dos recursos essenciais às funções da máquina. No entanto, é importante frisar que todos os usuários, inclusive o administrador, serão atingidos pelas restrições. Quando o administrador necessitar de algum recurso bloqueado, pode-se desativar temporariamente o gpedit.msc.